quinta-feira, 29 de maio de 2014

Relatos


"Para mim a Dietética foi uma das melhores disciplinas, pois vemos na prática e com nitidez conceitos aprendidos não só na parte teórica, mas também em outras disciplinas como Composição de Alimentos, Química e Bioquímica de Alimentos, Análise de Alimentos e Análise Sensorial de Alimentos. Pessoalmente, tenho grande interesse pela culinária e a aliança entre Planejamento de Cardápio e Dietética foi muito engrandecedora para mim, pois aprendi muito desde o cálculo de custo de uma receita até as melhores técnicas de preparo. O modo como tínhamos que nos preparar, com touca, jaleco, unhas curtas e sem esmalte, sem acessórios e maquiagem, e todo o processo organizado e higiênico em que preparamos cada receita, evidenciou, para mim a importância da organização de uma cozinha. Além disso, foi muito interessante aprender as propriedades nutricionais e sensoriais específicas de cada tipo de alimento e como este se comporta em diferentes tipos de preparação. Tenho certeza que os conceitos aplicados na prática de Dietética foram de grande aprendizado e serão muito produtivos na minha vida profissional.”

Natasha Figueiredo

"No geral as práticas da aula de Dietética me proporcionaram uma grande vivência prática, pois foi possível aplicar a teoria aprendida nas aulas nos momentos práticos no laboratório. E principalmente perceber o quanto é importante conhecer e aplicar as técnicas dietéticas para obter sucesso nas preparações. Através do preparo de receitas, algumas até por mim preparadas rotineiramente em casa, porém nas aulas preparadas de maneira adequada utilizando da técnica dietética adequada, muitas vezes simples, mas que, porém fazem toda diferença no resultado final. As aulas ampliaram minha gama de conhecimentos culinários, tanto teóricos quanto práticos, me possibilitou conhecer alguns ingredientes que até então não conhecia. E ainda nos propiciou trabalhar em grupo, de formar descontraída e alegre, gozando de vários momentos de descontração."

Andressa da Cruz Moreira

“Apesar de gostar muito de cozinhar, nunca soube as técnicas de preparo que melhor se encaixassem e enquadrassem melhor em cada receita e as que eu tinha conhecimento, não sabia aplicar muito bem na prática. As aulas práticas de Dietética me permitiram treinar e aperfeiçoar minhas habilidades na cozinha, além de me acrescentarem muito conhecimento não só das técnicas de preparo em si, mas sobre o curso em si também. Cada semana tendo um tema diferente, foi possível aprender especificidades e as peculiaridades sobre cada tipo de alimento e também conseguir aplicá-las. Sobretudo, as aulas sempre foram muito divertidas, não tendo aquele peso de obrigação, foi muito mais eficiente para o aprendizado no geral.”

Hellena Thais Pinto Costa


“Durante as aulas práticas, consegui aprender muita coisa, não tenho muito costume de cozinhar no meu dia a dia, sei fazer algumas preparações, cozinho mais para me distrair ou quando estou com vontade de comer algo que eu mesmo gosto de preparar. As aulas práticas foram tão importantes, pois enriqueceram o meu conhecimento sobre as técnicas de preparo, os cuidados que devemos tomar durante o preparo de alimentos e a importância da mensuração dos alimentos. Cozinhar tem toda uma técnica por atrás, pode parecer algo simples para alguns, mas requer todo um trabalho e cuidado. Com as aulas, conheci o grão de bico, o qual me apaixonei. Passei a ter outro olhar para os peixes, os quais eu não curtia muito, percebi que dependendo da técnica de preparo, eles podem ficar deliciosos.”

Hugo Marcos Alves Vilhena Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário